IV Seminário Internacional de Educação Artística
Novos olhares sobre a Educação Artística: um desafio da contemporaneidade
Dia 11 de maio 2022 | 14:00 às 18:00 (GMT+1)
Colaboração: Centro de E-learning
Seminário acreditado como ação de curta duração (4h)
Gratuito
Emissão de Certificado de Presença (5€) – Pagamento até dia 11 de maio
Certificado de de formação de curta duração (20€) – Pagamento até dia 11 de maio
Numa sociedade em transformação, aberta e global, as estratégias de ensino-aprendizagem têm de se adaptar, repensar e evoluir de acordo com o paradigma da educação contemporânea. Pensar a Educação Artística na atualidade implica atender às expectativas da sociedade para construir conscientemente uma trajetória pedagógica que vise o desenvolvimento integral do indivíduo, dotando o educando das ferramentas necessárias para que se torne um observador atento, crítico, consciente e um agente interventivo na sociedade onde está inserido. Decorrente deste contexto, este Seminário pretende ser um espaço de partilha que implica a construção de um conhecimento sempre renovado, quer na dimensão concetual, quer na dimensão da intervenção da educação artística no horizonte das transformações atuais, o que implica pensar as mudanças no ensino-aprendizagem, a descrença dos sistemas de justificação educacionais, a mutação do conceito de arte e as práticas artísticas, apontando o futuro.
Público-alvo:
Estudantes da Licenciatura em Educação Básica e Educação Social, Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º CEB e do Ensino Secundário, animadores culturais, animadores dos serviços educativos dos museus e demais interessados nas questões educativas.
Programa:
14h00 Abertura do Seminário
Mónica Oliveira (Organização do Seminário)
Paula Pequito (Organização do Seminário)
Mesa 1 (das 14:15 às 16:00) – Educação Artística e os desafios da contemporaneidade
Moderador: Brigite Silva
Tema | Oradores:
Potencialidades Didácticas de la exposición en el proceso de enseñanza-aprendizaje
Cristina Varela Casal e Begoña Paz (Universidade de Vigo)
A Arte que o aluno traz consigo: ponto de partida da formação inicial do pedagogo
Rosa Iavelberg (Universidade de São Paulo)
Experimenta os meus sapatos – O pensar artístico como lugar de imaginação
Susana Lopes da Silva e Joana Mendonça (Escola Superior de Educação do Porto)
Arte e infância: Entre a cópia e a invenção nas paideiai contemporâneas
Ana Sousa (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)
Intervalo (das 16:00 às 16:15)
Mesa 2 (das 16:15 às 18:00) – Novos olhares sobre a Educação Artística na atualidade
Moderador: Brigite Silva
Tema | Oradores:
(Inter)ligando o livro ilustrado e a educação artística para a leitura do mundo atual
Leonor Lopes (O Nosso Sonho, Cooperativa de Ensino e Solidariedade Social – Centro de Educação Infantil – JI);
Ana Louro e Ana Machado (Escola Básica Cesário Verde – Caneças/Odivelas)
O vídeo na aula. Audiovisual e metodoloxías activas na ensinanza das artes plásticas
Cristian Gradín Carbajal e Iciar Ezquieta Llamas (Universidade de Vigo)
17h45 Encerramento do Seminário
Mónica Oliveira (Escola Superior de Educação Paula Frassineti)
Comissão Científica:
Cristina Varela Casal – Universidade de Vigo
Begoña Paz – Universidade de Vigo
Rosa Iavelberg – Universidade de São Paulo Brasil
Sandra Palhares – Universidade do Minho
Cristian Gradín Carbajal – Universidade de Vigo
Comissão Organizadora:
Mónica Oliveira – ESE de Paula Frassinetti; CIEBA; CEDH; i2ADS-FBAUP
Paula Pequito – ESE de Paula Frassinetti; CIPAF; OFEI
Ana Cristina Pinheiro – ESE de Paula Frassinetti; CIPAF; INED; OFEI