I3 – Intervenção, Interação e Infância

Um estudo sobre o papel dos Educadores no contexto de isolamento social em Portugal 

Paula Pequito, Brigite Silva, Ana Pinheiro e Ana Inês Santos

O período de recolhimento no âmbito da pandemia da Covid19, criou um contexto de isolamento social com uma influência efetiva na vida de todos. Se para todas as idades houve uma intervenção concreta e envolvimento da tutela na implementação de ações para que o ano letivo continuasse a decorrer de forma concertada e dentro da normalidade possível, nos contextos de Educação de Infância este não foi o caso ​e as instituições foram tomando decisões diferenciadas.

Os profissionais de Educação de Infância encontram-se, neste período de recolhimento, em situações muito diversificadas e com intervenções a velocidades muito distintas de instituição para instituição. Quisemos, por isso, neste período:

  • Conhecer as interações e dinâmicas que estão a ser implementadas entre profissionais de educação de infância e famílias​ e crianças;
  • Identificar os recursos e plataformas que estão a ser usados para a interação e com que função;
  • Perceber que dinâmicas e atividades estão a ser implementadas junto das famílias e crianças e quais as intencionalidades pedagógicas subjacentes;
  • Conhecer os tipos de feedback recebidos das famílias;
  • Perceber que profissionais das instituições estão envolvidos nestas dinâmicas
  • Conhecer os receios e constrangimentos sentidos pelos profissionais de educação de infância ​na interação com as famílias e crianças neste contexto atual de distanciamento social
  • Identificar as necessidades dos educadores de infância no estabelecimento de interação com as famílias no contexto atual de distanciamento

Duração: 12 meses

Dados Parcelares:

As dinâmicas implementadas à distância

Alcance das dinâmicas implementadas

Interagir com crianças e famílias 

Os meios/recursos tecnológicos

Finalidades e intencionalidades