Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Organizadores/Editors: Paula Pequito, Ana Pinheiro, Brigite Silva, Clara Craveiro, Daniela Gonçalves, Daniela Assemany, Irene Cortesão, Ivone Neves, Maria Jesús Víton e Paula Medeiros.
Editor/Publisher: ESEPF/OFEI
Ano/Year: 2021
Idioma/Language: Português/Portuguese
Páginas/Pages: 127
ISBN: 978-989-54506-8-8
Identificador/Identifier: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
Resumo: As mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura)
Abstract: Changes inherent to the contemporary challenges facing Early Childhood Education were also grounds for the creation of the Observatory for the Future of Early Childhood Education (OFEI) as a place for reflection and research. It results from the need to build multidisciplinary approaches and holistic perspectives of understanding the educational intervention that lead to the emergence of differentiating references for the training of Educators, reconfiguration of active participation of educational communities and new models of institutions of a socio-pedagogical nature. (In Opening Note)