Equipa da ESEPF: Ana Paula Gomes, Ana Pinheiro, Brigite Silva, Clara Craveiro e Sandra Faria
Um projeto da Fundação Fé e Cooperação que pretende “reforçar as competências de profissionais, pais/encarregados de educação e das comunidades associadas aos 5 domínios de cuidados integrados de proteção da criança do Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo”: saúde, nutrição, cuidados responsivos, aprendizagem precoce, segurança e proteção.
A ESEPF/OFEI integra o projeto dinamizando formações nos 5 domínios do Desenvolvimento da Primeira Infância e coorganizando o Congresso Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
Resumo: Os desafios que atualmente se colocam aos educadores/as convocam-nos a desempenhar um exercício profissional docente que reclamam uma formação global que envolva: uma vertente científica, de atualização ao nível das áreas de saber, uma vertente pedagógica, de aperfeiçoamento de competências no domínio das didáticas inerentes aos diversos processos e metodologias de desenvolvimento/ensino/aprendizagem/avaliação, uma vertente de formação pessoal, de desenvolvimento e alteração de atitudes e cognições, nomeadamente no que diz respeito aos aspetos relacionais e emocionais da interação educativa e, por fim, uma vertente investigativa e de inovação, tomando como campo privilegiado de análise as situações pedagógicas vivenciadas pelos docentes. Em particular, este ano de 2023 – no II Congresso Internacional do OFEI – os/as educadores/as são convidados a refletir, a escrever e a divulgar teorias e práticas educativas associadas à Cultura e Educação de Paz, à Sustentabilidade (associada a fatores económicos, sociais e ambientais) e à Inclusão em Educação de Infância.
Abstract: Currently educators face challenges to carry out a professional teaching role that requires comprehensive training involving: a scientific perspective, updating in terms of areas of knowledge, a pedagogical concern, improving skills in the field of didactics inherent to the various development/teaching/learning/evaluation processes and methodologies, personal training, developing and changing attitudes and cognitions, particularly with regard to the relational and emotional aspects of educational interaction and, finally, an investigative and innovation view, taking the pedagogical situations experienced by teachers as the privileged field of analysis. This year 2023 – at the II OFEI International Conference – educators are invited to reflect on, write about and disseminate educational theories and practices associated with Culture and Peace Education, Sustainability (associated with economic, social, and environmental factors) and Inclusion in Early Childhood Education.
Acesso às respostas educativas de crianças entre os 0 e os 3 anos
Flexibilidade nas respostas educativas em Creche
Modelos de formação de Educadores de Infância
Educação para a Paz
A Infância e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O repensar intencionalidades educativas para a Educação de Infância
Reequacionar o perfil do Educador de Infância
Acceso a respuestas educativas para niños de 0 a 3 años
Flexibilidad en las respuestas educativas en las guarderías
Modelos de formación para educadores infantiles
Educación para la paz
La infancia y los Objetivos de Desarrollo Sostenible
Repensar las intenciones educativas de la Educación Infantil
Reorientar el perfil del Educador Infantil
Access to educational responses for children between the ages of 0 and 3
Flexibility in educational settings in Day-care centres
Training models for Early Childhood Educators
Education for Peace
Childhood and the Sustainable Development Goals
Rethinking educational intentions for Early Childhood Education
Refocusing the Profile of the Early Childhood Educator
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Livro verde da Educação de Infância/Green book for Early Childhood Education
Resumo: Elaboração de um “Livro Verde” que, na tradição europeia dos “Green papers”, procura assumir uma missão de promoção do debate e da consulta às várias partes interessadas em torno dos vários modelos de instituições de Educação de Infância, para que daí possa surgir um compromisso partilhado de ação. Os chamados Livros Verdes são documentos publicados por determinada entidade com o objetivo de promover a reflexão sobre um assunto específico. Convidam, assim, as partes interessadas (organismos e particulares) a participar num processo de consulta e debate, com base nas propostas que apresentam. Isso acontece, também, a nível europeu. A publicação reúne o resultado de uma reflexão conjunta entre entidades com interesse na matéria, apresentando problemas e propostas de melhoria. A construção do Livro Verde, usando como modelo de referencial teórico o trabalho desenvolvido por Vallaeys et al. (2009), assentará num modelo de co-criação, na medida em que procurará envolver as partes interessadas relevantes na construção de uma visão partilhada de oferta educativa no contexto das instituições de Educação de Infância. Será desenvolvido um processo de audições das instituições participantes, bem como sessões de auscultação a outras partes interessadas, com base numa metodologia participativa para: – Apresentar as áreas temáticas do Livro Verde e recolher contributos para a sua estruturação; – Recolher propostas de recomendação relativamente às diversas áreas temáticas (a propor às Associações e à Tutela). O presente Livro Verde poderá, ainda, convidar as autoridades públicas, incluindo organismos internacionais, bem como empresas – desde PME a multinacionais -, parceiros sociais, ONG, outras partes e pessoas interessadas, a exprimirem os seus pontos de vista sobre as formas de atendimento à Infância para criar parcerias para o desenvolvimento de um novo quadro para a regulação do funcionamento das instituições de apoio à Infância. A existência de relatores será de considerar.
Abstract: “Green Book” that, in the European tradition of “Green papers”, seeks to promote debate and consultation with the various stakeholders around different models of Early Childhood Education institutions, so that it can emerge a shared commitment to action. The so-called Green Books are documents published by a given entity with the aim to promote reflection on a specific subject. Therefore, they invite interested parties to participate in a process of consultation and debate, based on their proposals. This also happens at the European level. The publication brings together the result of a joint reflection between entities with an interest in the matter, presenting problems and proposals for improvement. The construction of the Green Book, using the work developed by Vallaeys et al. (2009), will be based on a co-creation model, as it will seek to involve relevant stakeholders in the construction of a shared vision of educational provision in Early Childhood Education institutions. Participating institutions will be listened, as well as consultation sessions with other interested parties will be held, based on a participatory methodology to: – Present the thematic areas of the Green Paper and collect contributions for its structuring; – Collect recommendation proposals in relation to the different thematic areas. This Green book may also invite public authorities, including international entities, as well as organizations – from small to multinationals -, social partners, NGOs, other interested parties and people, to express their views on ways of meeting for Children to create partnerships for the development of a new framework for regulating the functioning of institutions that support Children. The existence of rapporteurs will be considered.
Equipa de investigadores: Ana Pinheiro Brigite Silva, Daniela Gonçalves e Paula Pequito
Oiça os testemunhos:
Maria Conrado, Educadora de infância, Funchal, Portugal
Isabel Wango, Luanda, Angola
Margarida Leite, MASFAMU, Luanda, Angola
Miguel Divovo, Luanda, Angola
Yaité León, Luanda, Angola
Maria, Funchal, Portugal
Filomena Alfredo, Professora, Luanda, Angola
Eunice Candunba, Luanda, Angola
Ivone Buta, Professora, Luanda, Angola
Isabel Carvalho, EDUC Consultoria, Rio de Janeiro, Brasil
O papel do Observatório para o Futuro da Educação de Infância como “espaço de reflexão e investigação sobre os desafios que se colocam à Educação de Infância” pressupõe a abertura para acolher as vozes dos educadores de infância sobre a infância, as práticas educativas, o papel do profissional ou os seus contextos laborais.
Esta iniciativa pretende constituir-se como um recurso que liga, de forma direta, as vozes dos profissionais e a comunidade em geral, através do OFEI, permitindo que, a partir de questões emergentes, as vozes dos educadores sejam disseminadas e ouvidas.
Para a sua implementação, o OFEI conta com todos, quer na definição de temas atuais e que interessam à infância, quer na partilha de testemunhos que serão publicados periodicamente no site do OFEI.
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The role of the Observatory for the Future of Early Childhood Education as a “space for reflection and research on the challenges facing early childhood education” presupposes openness to welcoming the voices of early childhood educators on childhood, educational practices, the role of professionals and their work contexts.
This initiative aims to be a resource that directly connects the voices of professionals and the community in general through OFEI, allowing the voices of educators to be disseminated and heard based on emerging issues.
For its implementation, OFEI is counting on everyone, both in defining current topics of interest to children and in sharing testimonies that will be published periodically on the OFEI website.
Iniciou/started: 2022
Terminou/ended: A decorrer/in progress
Resultados
Espólio de narrativas dos educadores publicadas no site do OFEI.
Mission
The Observatory, based at Higher School of Education Paula Frassinetti, is a space for reflection and research into challenges facing Early Childhood Education.
It arises from the need to build multidisciplinary approaches and holistic perspectives for understanding educational intervention that bring out differentiating references for the training of educators, reconfiguring the active participation of educational communities and new models of socio-pedagogical institutions.
It takes on the responsibility of contributing to a current and renewed understanding of educational processes at the early childhood level, based on continuous research that not only makes it possible to understand reality(ies) but also to disseminate and promote the inevitability of change.
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