Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância

Organizadores/Editors: Paula Pequito, Ana Luísa Ferreira, Ana Pinheiro,  Daniela Gonçalves, Daniela Assemany, Elvira Sanchez e Maria Jesús Víton.

Editor/Publisher: ESEPF/OFEI

Ano/Year: 2023

Idioma/Language: Português/Portuguese

Páginas/Pages: 69

ISBN: 978-989-53380-8-5

Identificador/Identifier: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3249

Resumo: Os desafios que atualmente se colocam aos educadores/as convocam-nos a desempenhar um exercício profissional docente que reclamam uma formação global que envolva: uma vertente científica, de atualização ao nível das áreas de saber, uma vertente pedagógica, de aperfeiçoamento de competências no domínio das didáticas inerentes aos diversos processos e metodologias de desenvolvimento/ensino/aprendizagem/avaliação, uma vertente de formação pessoal, de desenvolvimento e alteração de atitudes e cognições, nomeadamente no que diz respeito aos aspetos relacionais e emocionais da interação educativa e, por fim, uma vertente investigativa e de inovação, tomando como campo privilegiado de análise as situações pedagógicas vivenciadas pelos docentes. Em particular, este ano de 2023 – no II Congresso Internacional do OFEI – os/as educadores/as são convidados a refletir, a escrever e a divulgar teorias e práticas educativas associadas à Cultura e Educação de Paz, à Sustentabilidade (associada a fatores económicos, sociais e ambientais) e à Inclusão em Educação de Infância.   

Abstract: Currently educators face challenges to carry out a professional teaching role that requires comprehensive training involving: a scientific perspective, updating in terms of areas of knowledge, a pedagogical concern, improving skills in the field of didactics inherent to the various development/teaching/learning/evaluation processes and methodologies, personal training, developing and changing attitudes and cognitions, particularly with regard to the relational and emotional aspects of educational interaction and, finally, an investigative and innovation view, taking the pedagogical situations experienced by teachers as the privileged field of analysis. This year 2023 – at the II OFEI International Conference – educators are invited to reflect on, write about and disseminate educational theories and practices associated with Culture and Peace Education, Sustainability (associated with economic, social, and environmental factors) and Inclusion in Early Childhood Education.