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Crianças e famílias em recolhimento social – A perspetiva dos pais | Children and families during social confinement – Parents’ perspective 

Responsável: Brigite Silva
Equipa de investigadores: Brigite Silva, Ana Pinheiro, Paula Pequito, Ana Inês Santos e Teresa Silva
Com a colaboração das estudantes:  Ana Catarina Guimarães, Bruna Soares, Cláudia Rocha e Mafalda Guimarães

O estudo tem como objetivo perceber, a nível nacional, a realidade das crianças até aos 6 anos e respetivas famílias no contexto de recolhimento social e no âmbito da sua relação com as instituições de educação de infância.  

O aparecimento da pandemia, devido à Covid19, provocou uma repentina mudança na vida de todos. Esta mudança, em especial no contexto das famílias com crianças pequenas, parece ser particularmente preocupante quando associada, à necessidade dos pais continuarem a desenvolver as suas atividades profissionais em teletrabalho. O confinamento das famílias num mesmo espaço, durante um período tão longo, parece promover uma alteração de rotinas e práticas, muito diferentes das existentes nas salas de Jardins de Infância, habitualmente espaços de presença privilegiada. Paralelamente, sabemos que muitos educadores estão a desenvolver dinâmicas com as famílias e com as crianças de forma diversificada. Interessa por isso conhecer: 

– A estrutura e organização familiar da criança; 

– As rotinas implementadas pela família no dia a dia da criança; 

– Que dinâmicas são valorizadas/promovidas pelos pais durante este período; 

– Que interações existem com os respetivos educadores e Jardins de Infância; 

– Que dificuldades e constrangimentos existem. 

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Iniciou/started: 2021

Terminou/ended: 2023


Resultados

Silva, B., Pinheiro, A., Pequito, P., Santos, A. I. & Silva, T. (2023). Children, Families, and Early Childhood Education: a study on social confinement in Portugal. European Journal of Education and Pedagogy. Vol 4 (2) 218-226.  DOI: 10.24018/ejedu.2023.4.2.526