I3 – Intervenção, Interação e Infância | I3 – Intervention, Interaction and Childhood
Um estudo sobre o papel dos Educadores no contexto de isolamento social em Portugal | A study on the role of educators during confinement period in Portugal
Responsável: Paula Pequito
Equipa de investigadores: Paula Pequito, Brigite Silva, Ana Pinheiro e Ana Inês Santos
O período de recolhimento no âmbito da pandemia da Covid19, criou um contexto de isolamento social com uma influência efetiva na vida de todos. Se para todas as idades houve uma intervenção concreta e envolvimento da tutela na implementação de ações para que o ano letivo continuasse a decorrer de forma concertada e dentro da normalidade possível, nos contextos de Educação de Infância este não foi o caso e as instituições foram tomando decisões diferenciadas.
Os profissionais de Educação de Infância encontram-se, neste período de recolhimento, em situações muito diversificadas e com intervenções a velocidades muito distintas de instituição para instituição. Quisemos, por isso, neste período:
- Conhecer as interações e dinâmicas que estão a ser implementadas entre profissionais de educação de infância e famílias e crianças;
- Identificar os recursos e plataformas que estão a ser usados para a interação e com que função;
- Perceber que dinâmicas e atividades estão a ser implementadas junto das famílias e crianças e quais as intencionalidades pedagógicas subjacentes;
- Conhecer os tipos de feedback recebidos das famílias;
- Perceber que profissionais das instituições estão envolvidos nestas dinâmicas
- Conhecer os receios e constrangimentos sentidos pelos profissionais de educação de infância na interação com as famílias e crianças neste contexto atual de distanciamento social
- Identificar as necessidades dos educadores de infância no estabelecimento de interação com as famílias no contexto atual de distanciamento
Iniciou/started: 2020
Terminou/ended: 2021
– Lançamento do estudo I3 – “Intervenção, Interação e Infância”
– Entrevista no Porto Canal
Dados Parcelares:
As dinâmicas implementadas à distância
Alcance das dinâmicas implementadas
Interagir com crianças e famílias
Os meios/recursos tecnológicos
Finalidades e intencionalidades
Resultados
Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B. e Santos, A. I. (2020). I3 – Intervenção, Interação e Infância: Interação das instituições de Educação de Infância e famílias no período de confinamento devido à Covid-19. Escola Superior (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). ISBN 978-989-54506-6-4.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2928