Oportunidades de aprendizagem no/com o exterior: alteração de práticas em creches e jardins de infância urbanos | Outdoor learning opportunities: changing practices in urban kindergartens and daycare centers.

Responsável: Tânia Silva e Ana Pinheiro 
Equipa de investigadores: Tânia Silva,  Maria Conrado e Ana Pinheiro

O projeto, suportado por uma metodologia essencialmente qualitativa, pretende compreender e implementar práticas que permitam reduzir os constrangimentos no acesso ao exterior por parte grupos de crianças em contexto de creche e jardim de infância urbanos. A proposta de investigação surge assim do entendimento praxiológico no contexto de um grupo de crianças de 1 ano tendo acompanhado o seu percurso até aos 2 anos numa creche no concelho do Porto. O alargamento e envolvimento de outras instituições no projeto tornou-se inevitável e hoje integra crianças entre um e cinco anos. A reflexão diagnóstica desenvolvida permitiu, numa primeira fase, compreender as realidades existentes. As evidências apoiaram implementação de novas estratégias de intervenção acompanhadas por uma permanente monitorização. A observação tornou-se, por isso, no instrumento de recolha de dados por excelência e a agência da criança num motor para o desenvolvimento de dinâmicas baseadas em desafios e descobertas.

The project, supported by a qualitative methodology, aims to understand and implement practices that can reduce the constraints on outdoors access of children in urban daycare centers and kindergartens. The research proposal thus arises from a praxeological understanding in the context of a group of 1-year-olds, having followed their journey up to the age of 2 in a daycare center in Porto. The extension and involvement of other institutions in the project became inevitable and today includes children aged between one and five. The diagnostic carried allowed us to understand the existing realities. The evidence supported the implementation of new intervention strategies accompanied by constant monitoring. Observation therefore became the data collection tool par excellence and the child’s agency an engine for developing activities based on challenges and discoveries.

Iniciou/started: 2022

Terminou/ended: A decorrer/in progress


Resultados

O projeto e dados preliminares apresentados nas VII Jornadas de Educação em Creche | Tânia Silva | 26 de dezembro de 2022.

Oportunidades de aprendizagem no exterior: alteração de práticas numa creche urbana | Semana Internacional de Investigação Aplicada ESEPF 2023 | Tânia Silva | 28 de abril de 2023.

Conrado, M & Pinheiro, A. (2023). Empowering the senses outside: an intervention project on peer relationship in a daycare center. In Proceedings of 16th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Doi: 10.21125/iceri.2023.0855 ISBN: 978-84-09-55942-8 

Silva, T & Pinheiro, A. (2023). Perder a Rua numa Geração: uma reflexão sobre o acesso ao exterior de um grupo de crianças de creche. In A. Pequito, A. L. Ferreira, A. Pinheiro, D. Gonçalves, D. Assemany, E. Sanchez & M J. Víton (2023). Atas do II Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. (p.34-38) ESEPF/OFEI.

Silva, T & Pinheiro, A. (2023). Experiências com Lama. In A. Pequito, A. L. Ferreira, A. Pinheiro, D. Gonçalves, D. Assemany, E. Sanchez & M J. Víton (2023). Atas do II Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. ESEPF/OFEI

Silva, T & Pinheiro, A. (2024). playing outside: reflection on the perceptions of families in a daycare centre. In Proceedings of 18th International Technology, Education and Development Conference (p. 5962-5966).Doi: 10.21125/inted.2024.1565 [solicite o paper completo ao OFEI]


Parceiros

AEDS – Associação de Educação e Desenvolvimento Social | Solinorte – Henrique Bravo

AEDS