A abordagem Play based learning como uma metodologia ativa e significativa | The Play-based learning approach as an active and meaningful methodology

Responsável: Daniela Gonçalves
Equipa de investigadores: Daniela Gonçalves e Susana de Almeida

A aprendizagem play-based é uma prática desenvolvimental apropriada para a educação de infância com vantagens muito destacadas pela investigação. Como perspetivar esta abordagem educativa? Como avaliar os benefícios cognitivos, físicos, sociais e emocionais que esta abordagem aporta? Que tipo de estratégias se podem desenvolver para pôr em prática esta abordagem pedagógica em contextos de educação de infância? Exemplo de metodologia ativa de aprendizagem, o jogo e as atividades lúdicas com fins educativos e de instrução, colocam a criança no centro do seu processo de desenvolvimento/aprendizagem, com uma intencionalidade muito definida. Nesta proposta, destacar-se-ão estas questões e apresentar-se-á um conjunto de narrativas profissionais (aproximadamente 50 educadores/as de infância) que permitirão compreender a forma como a aprendizagem play-based está a ser concretizada em contexto nacional.  

Play-based learning is a developmentally appropriate practice for early childhood education with advantages that have been highlighted by research. How should we view this educational approach? How can we evaluate cognitive, physical, social, and emotional benefits of this approach? What kind of strategies can be developed to put this pedagogical approach into practice in early childhood education settings? An example of an active learning methodology, play and playful activities for educational and instructional purposes place child at the centre of their development/learning process, with a very defined intentionality. This proposal will highlight these issues and present a set of professional narratives (approximately 50 kindergarten teachers) that will help us understand how play-based learning is being implemented in the national context.

Iniciou/started: 2022

Terminou/ended: A decorrer/in progress


Resultados

5ª edição da formação “Play based learning”